segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quem sou eu professor e aprediz?



Quem sou eu professor? E eu aprendiz? Estamos diante de avanços significativos para o futuro do mundo, caminhando com as tecnologias que invadem as nossas vidas e salas de aula. E tanto avanço tem nos mostrado o quanto os seres humanos estão cada vez mais necessitados de atualizações e ainda que somos eternos aprendizes afinal ninguém é tão sábio ao ponto de conhecer tudo ou ninguém é tão ninguém ao ponto de não ter conhecimento algum, isso nos leva a perceber que enquanto ensinamos estamos também aprendendo afinal o ensino é recíproco, e relacionar o conhecimento, a troca, a inovação e o querer é a maior barreira enfrentada pelos educadores e educandos. Por isso estou sempre disposta a enfrentar os desafios e participar de cursos como este, pois as novas tecnologias e/ou TICS no nosso cotidiano, apresentam desafios, modificam as concepções e o papel do professor. Por isso, a nova cultura de aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, é um desafio para a sociedade atual, que demanda esforços e mudanças nas áreas econômicas e educacionais. Para que todos possam ter informações e saibam utilizar as novas tecnologias é preciso um grande esforço educacional, que os alunos saibam dar sentido à informação e transformá-los em novos conhecimentos. Formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática.
Diante dessa realidade, o papel de professor também se altera. Muitos professores já sentiram que precisam mudar a sua maneira de ensinar, querem buscar uma nova adaptação ao ritmo e as exigências sociais e profissionais. Colocam-se como mestres e aprendizes, com a expectativa de que por meio da interação estabelecida entre aluno e professor, a aprendizagem acontece para ambos.
A utilização das tecnologias de informação permite que sejam superados medos e resistências ao novo, sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, em atividades de programação de rotinas e processos, de organização, simulação de experiências, etc. Sabemos também que este trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e práticas relacionados com as tecnologias, que consiga relacionar com o seu trabalho pedagógico e aplicá-lo no cotidiano de sala de aula para não ficar na mesmice e tornar-se o professor ultrapassado ou atropelado por um mundo que anda a mais de mil por hora.